Aplicação > Biotecnologia
A área de biotecnologia tem tido crescente importância em diversas áreas da sociedade, levando ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação - MCTIC definir a biotecnologia como área prioritária em investimentos para 2021-2023 dentre as Tecnologias Habilitadoras. Dado a característica de influência da presença de água nestes produtos, que vão de macromoléculas a microorganismos vivos, novos processos de remoção de umidade por secagem, microencapsulação, revestimento e granulação tem se revelado importantes formas de aumentar a estabilidade e portanto a funcionalidade destes produtos.
Assim, leitos fluidizados têm sido amplamente solicitados para o desenvolvimento destes produtos biotecnológicos. O processo mais promissor tem sido o spray dryer, capaz de produzir enzimas, vitaminas, hormônios, antibióticos e outros, bem como microrganismos em si, com funcionalidades e estabilidades melhoradas. Por exemplo, microencapsulados que permitem maior resistência aos fatores ambientais, liberação somente em ambientes específicos e manuseio mais fácil e seguro.
Por outro lado, os leitos fluidizados tem se demonstrado valiosos em processos de extração, secagem, granulação ou revestimento de microrganismos em diversas formas vegetativas como esporos de fungos para aplicações agrícolas. Devido à sua enorme flexibilidade, estes leitos fluidizados podem ser projetados especificamente para cada tipo de operação unitária almejada, por exemplo, extração por desgaste ou aumento de tamanho por granulação.
Alguns exemplos de aplicação de leitos fluidizados e spray dryers em biotecnologia:
- Secagem de produtos biotecnológicos, como enzimas, hormônios, antibióticos, vitaminas e outros;
- Secagem ou microencapsulação de microrganismos para defensivos;
- Granulação de pós dispersíveis para defensivos agrícolas;
- Extração de esporos.