Serviço > Testes e Análises Técnicas

Algumas das análises necessárias para a complementação no setor de pesquisa e desenvolvimento também são ofertadas aos clientes Labmaq, garantindo muitas vezes a caracterização das amostras seja na forma de pó, soluções, emulsões e/ou dispersões. 

Realizamos análises de: friabilidade, umidade e atividade de água (Aw), determinação de atividade antioxidante e fenóis totais, análise do tamanho de partícula, MEV (Microscopia Eletrônica de Varredura), estabilidade pelo método de estresse térmico e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE).

Análise de friabilidade

A friabilidade de um comprimido pode ser entendida como a resistência dos mesmos quando submetidos ao atrito, desgaste e fricção.

O teste de friabilidade de um comprimido mede a resistência dos mesmos quando submetidos mecanicamente a forças de abrasão, através de equipamentos preconizados e indicados por farmacopeias. Este teste é essencial no controle de qualidade farmacêutico. 

A Labmaq do Brasil oferece este serviço atendendo as diferentes Farmacopéias (Brasileira, Americana,  Européia e a Internacional).

Além disso, esta técnica também pode ser ampliada para avaliação do desgaste e desprendimento de finos nas áreas de rações em formato de pellets e também na área de sementes revestidas, a fim de verificar a qualidade do produto e garantir, em alguns casos, as exigências para exportações para determinadas áreas.

 

 

Umidade e Atividade de água (Aw)

Tanto a umidade quanto a atividade de água são parâmetros de extrema importância na determinação das amostras. A umidade pode ser definida como a quantidade total de água que tem na amostra. Os valores são mostrados em porcentagem variando de 0 a 100. Já a atividade de água é uma propriedade intrínseca das amostras e determina o quanto de água está ligada e o quanto está livre, seus valores são mostrados de 0,030 a 0,970, sendo que quanto mais próximo de 0, menor a atividade de água, ou seja, menor a quantidade de água disponível.

Ambos os parâmetros são importantes para manter as condições estruturais dos produtos e garantir, dependendo da área, mais segurança e alto padrão de qualidade, principalmente no que se refere ao crescimento de microrganismos e também as características visuais dos mesmos.

Outro ponto importante é o acondicionamento dos produtos, por exemplo uma amostra exposta a um ambiente com umidade relativa alta, vai ter sua atividade de água aumentada.

Por isso o conhecimento e determinação destes parâmetros fazem com que seja possível adequar os produtos e até mesmo interferir nos processos a fim de melhorar o produto final.

 

 

Determinação de atividade antioxidante e fenóis totais

O metabolismo envolvendo oxigênio é essencial para as células, no entanto, podem produzir muitas espécies reativas de oxigênio, e estes compostos com o passar do tempo causam danos em importantes estruturas moleculares dos organismos como DNA, proteínas e lipídeos. Estes danos podem levar a inúmeras patologias, como doenças cardiovasculares, inflamatórias, degenerativas, tumores, envelhecimento precoce, entre outras.

Esta formação de espécies reativas de oxigênio pode ser controlada pela produção endógena de substâncias antioxidantes e também pela ingestão na dieta de antioxidantes, como o ácido ascórbico (vitamina C), vitamina E (tocoferóis), polifenóis e selênio. Estas substâncias antioxidantes conseguem reagir com as espécies reativas de oxigênio reduzindo-as, assim conseguem estabilizá-las, minimizando ou até mesmo contendo as reações químicas, evitando uma série de agravamentos.

Os compostos fenólicos são uma classe de substâncias que possuem importante atividade antioxidante. Devido a sua estrutura química e suas propriedades redutoras, os fenóis atuam como potentes antioxidantes, uma vez que conseguem neutralizar ou sequestrar os radicais livres, além de quelar os metais de transição, agindo tanto na etapa de iniciação quanto na propagação do processo oxidativo. A substância pode ser considerada um fenol quando possui pelo menos um anel aromático (benzeno), no qual pelo menos um hidrogênio é substituído por um grupamento hidroxila. Na Figura acima podem ser vistos exemplos de substâncias fenólicas que possuem alta atividade antioxidante.

Devido às grandes vantagens das substâncias antioxidantes e dos fenóis totais, é muito importante identificá-los e também quantificá-los de maneira correta, a fim de proporcionar produtos que ajudem na preservação e também na contenção do aparecimento de determinadas doenças. Entre em contato para saber a respeito destas análises prestadas.

 

Análise do tamanho de partícula

O tamanho de partícula de uma substância, principalmente quando está no estado sólido, pode impactar diretamente em diferentes propriedades, como exemplo solubilidade, dispersibilidade, forma extrativa, incorporação, aspecto visual do produto acabado, entre outras.

 

A avaliação dos diferentes tamanhos de uma amostra pode ser entendida como distribuição granulométrica e para cada faixa existe uma técnica mais apropriada, pois para cada tamanho existem desafios tecnológicos envolvidos. Desta forma, para saber qual o tamanho da sua partícula, ou distribuição granulométrica, entre em contato com a Labmaq; lhe ajudaremos a encontrar a melhor técnica e consequentemente a análise mais apropriada.

 

MEV (Microscopia Eletrônica de Varredura)

A microscopia eletrônica de varredura é uma técnica de grande importância para determinar a morfologia e os aspectos topográficos de uma amostra, além de mostrar através de imagens em alta resolução a superfície de partículas.
 
 
Contudo, caso queira saber a respeito das características estruturais e forma microscópica e em alta resolução entre em contato com a Labmaq.

 

Estabilidade pelo método de estresse térmico

O estudo de estabilidade tem como objetivo mostrar indicativos de como um produto se comporta ao longo do tempo, sob a influência das mudanças e alterações ambientais, através da simulação de condições de temperatura, luz e umidade.

A estabilidade pelo método de estresse térmico faz com que a amostra seja submetida a ciclos definidos de temperaturas (quente/frio) visando acelerar o surgimento de possíveis sinais de instabilidade. 

Com isso, os testes de estabilidade permitem avaliar evidências da qualidade e também das condições de armazenamento do produto.

 

Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE)

A cromatografia líquida de alta eficiência, também conhecida pela sua sigla em inglês HPLC (High Performance Liquid Chromatography), é uma das técnicas mais utilizadas para identificação e quantificação de determinadas substâncias. É um método que apresenta como vantagens a rapidez, sensibilidade, boa resolução e eficiência de quantificação.

Basicamente e de forma bem resumida, a CLAE é composta por duas fases: uma fase móvel, que é constituída de um ou uma mistura de solventes com altíssimo grau de pureza; e uma fase estacionária, que geralmente é feita por materiais absorventes que ficam dentro de uma coluna denominada coluna cromatográfica. Desta forma, a fase móvel é eluída através da fase estacionária de forma isocrática ou por gradiente. Na eluição isocrática a fase móvel se mantém constante durante todo o processo; na eluição por gradiente ocorre uma alteração da concentração da fase móvel durante a realização da técnica.

Devido a diversidade de ambas as fases somado a diferentes detectores, uma grande quantidade de materiais podem ser identificados e quantificados por esta técnica como fármacos, água, solo, alimentos, fluidos biológicos, entre outros.


Obs: Alguns dos nossos testes e análises técnicas são realizados com parceiros renomados, como laboratórios credenciados da Universidade de São Paulo (USP), UNESP, UFSCar, dentre outros.

O que nossos clientes dizem

O equipamento atendeu muito bem, é fácil de trabalhar. Atendimento pós-venda é sempre um problema nas outras empresas, mas na Labmaq foi muito bom.

Professora Fabíola - CTGAS (Senai)

A empresa LABMAQ apresenta uma equipe de profissionais extremamente qualificados, comprometidos e atenciosos. Os equipamentos comercializados pela empresa são de ótima qualidade e os treinamentos oferecidos apresentam um alto nível, sendo ministrados com base científica e tecnológica. A assistência e suporte fornecidos após a compra dos equipamentos é excelente, os colaboradores estão sempre dispostos a ajudar e solucionar as dúvidas. Certamente irei recomendá-los. Parabéns!

Profa. Dra. Kaciane Andreola - IMT (Instituto Mauá de Tecnologia)

A Labmaq é uma empresa excelente, em vários quesitos. A assistência técnica e a equipe de vendas são muito prestativas. Os produtos são de alta qualidade e fáceis de se trabalhar!

Cassiano Pires - Depto de Química UFPR - Curitiba

A empresa é realmente excelente: ótimo atendimento e melhor preço em relação aos concorrentes.

Prof. Dr. Ricardo Marreto - UFG (Goiânia)

Existe um conjunto de fatores para eu indicar a Labmaq: preço, qualidade do produto e atendimento.

Profa. Dra. Elisa - UNESP (Araçatuba)

Excelente assistência técnica e bons produtos.

Profa. Dra. Soraia Vilela Borges - Universidade Federal de Lavras

Entre em contato com a gente