Aplicação > Agroindústria
Adubos, fertilizantes e sementes
A técnica de spray dryer pode ser utilizada para produzir adubos e fertilizantes em pó, a partir de inúmeras matérias primas orgânicas e inorgânicas. Comumente utiliza-se a técnica de spray dryer para preservar as características de adubos e fertilizantes líquidos, aumentando seu tempo de prateleira e diminuindo seu peso e volume para transporte. Outra vantagem de se produzir adubos e fertilizantes em pó é a possibilidade de adicionar aditivos na formulação, realizando liberação controlada na planta e no solo e também protegendo estes produtos de intempéries como lixiviação, oxidação, degradação solar, dentre outros.
Os processos de secagem, granulação e revestimento por leito fluidizado também possuem inúmeras aplicações para a agroindústria, como por exemplo realizar o revestimento de sementes. Aplicar uma camada de revestimento com nutrientes e/ou agentes protetores em sementes pode ser um divisor de águas para eficiência da germinação e qualidade de crescimento da planta. Também é possível revestir e aglomerar/granular formas sólidas para aumento de propriedades de interesse como a solubilidade. A secagem de sementes, adubos e fertilizantes em formas sólidas ou pastosas também pode ser realizada de forma rápida por leito fluidizado, diminuindo o tempo de operação quando comparado a secadores por estufa ou solares.
Aditivos Zootécnicos e Ração
Aditivos como extratos vegetais, flavorizantes, aromatizantes, prebióticos, probióticos, ingredientes dietéticos, equilibradores da flora, digestivos, acidificantes entre outros são substâncias utilizadas para influir positivamente na melhoria do desempenho dos animais e são comumente fabricados pela técnica de spray drying, abrindo infinitas possibilidades criação de formulações. Aditivos também tido como tecnológicos são classificados nos grupos funcionais como adsorventes de micotoxinas e inoculantes de silagem.
Outros processos também podem ser utilizados para fabricação e desenvolvimento destas matérias primas, como secagem por leito fluidizado ou secagem por leito de jorro, granulação, revestimento e extrusão.
Concentração de resíduos e subprodutos agroindustriais
O aumento de eficiência operacional e reaproveitamento de resíduos de forma sustentável tem se tornado cada vez mais importante em um mundo que preza cada vez mais pela sustentabilidade dos processos e preservação do meio ambiente.
Todo e qualquer resíduo na forma líquida ou que pode ser transformado em forma líquida por um pré processamento pode ser desidratado pelo processo de spray drying. Nossa equipe já realizou inúmeros testes com resíduos como resíduos do processo de fabricação de cerveja, ou, resíduos de matadouros (sangue e plasma bovino). Também já realizamos a secagem de águas de criação de pescados, resíduos de estações de tratamento de água, chorume e outros produtos que normalmente são descartados e podem ter um valor agregado dezenas ou até milhares de vezes maior quando transformados em pó para reutilização.
A técnica de secagem e extração por leito de fluidizado ou leito de jorro também pode ser utilizada para reaproveitamento de resíduos sólidos úmidos de inúmeros processos agroindustriais como resíduos do tratamento de frutas, leguminosas, grãos, dentre outros.