Aplicação > Cosmética
Tradicionalmente usadas para secagem e microencapsulação de diversos produtos ativos ou excipientes sintéticos aplicados na fabricação de cosméticos, as técnicas de spray drying e leitos fluidizados podem fornecer aos produtos características muito melhoradas de estabilidade, aparência, odor, manuseabilidade e outras. É possível, por exemplo, transformar materiais líquidos como essências, corantes, conservantes e outros, em apresentações sólidas nas formas de pós e granulados, com diversas vantagens de produção e uso.
Atualmente, com a crescente tendência da “Clean Beauty”, que incentiva o uso de materiais não agressivos ao corpo e ao meio ambiente nas formulações cosméticas, tem aumentado a procura por produtos naturais e/ou orgânicos para composição dos produtos. Estes cosméticos sustentáveis utilizam excipientes e ativos naturais, muitos advindos da flora medicinal e de técnicas de manejo ecológicas. Um exemplo são materiais advindos da Amazônia ou do Cerrado brasileiros. Estes materiais podem ser transformados em pós ou granulados, microencapsulados e etc., com o uso de aditivos totalmente naturais e orgânicos, favorecendo a estabilidade e efeito benéfico à saúde do corpo. Por exemplo, há diversos relatos de novos ingredientes com função espessante de formulações semi-sólidas (géis, cremes) obtidos de plantas.
Alguns exemplos de aplicação de leitos fluidizados e spray dryers para cosméticos:
- Secagem de ativos dermocosméticos de origem vegetal, animal ou biotecnológicos, como antioxidantes por exemplo;
- Secagem ou microencapsulação de excipientes naturais, como de origem vegetal;
- Micro/nanoencapsulação de ativos orgânicos, botânicos, biotecnológicos para melhoria de estabilidade e funcionalidade;
- Micro/nanoencapsulação de óleos essenciais.